Eduardo Coutinho, Cineasta







Eduardo Coutinho mudou o rumo de sua vida por causa da paixão pelo Cinema. Cineasta brasileiro, roteirista de curtas e longas, ele produziu documentários também. Dizem que o melhor deles é "Cabra Marcado para Morrer". Eu o conheci ao assistir "Edifício Master". 

Provavelmente eu gostei muito deste porque é sobre pessoas reais e comuns. É bom ouvir o quê as pessoas têm a dizer sobre tudo. Talvez seja um dos pontos em comum entre minhas escolhas e a obra deste cineasta. 

Os personagens deste documentário são pessoas com diferentes estórias, origens e sonhos. Eles são moradores do Master, um edifício populoso, como o próprio bairro que o abriga, Copacabana, no Rio de Janeiro. 

Em geral, as pessoas gostam de contar suas trajetórias, sabedorias, suas glórias particulares, e às vezes, elas têm coragem de revelar suas frustrações. Eduardo Coutinho sempre valorizou essa narrativa, a do próprio personagem, que é real. Sem processo complexo de filmagem, o interlocutor escuta como consolador, interfere quando essencial, ao perceber a necessidade de emergir e manejar a emoção alheia.  O arremate final de edição e sonorização se dá sem prejuízo da espontaneidade capturada pela câmera.    



Comments

Popular posts from this blog

Chi Il Bell Sogno Di Doretta

Existe algo mais brega do que um rico roubando ? Algo mais chique do que um pobre honesto ?

Eu sei, mas não devia