Amores Proibidos, O Abolicionista e A Capitalista


Pintura a óleo de Eufrásia T. Leite, Casa da Hera, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil 



Foi na aula de Mercado de Capitais na Universidade de Economia que ouvi falarem de Eufrásia Teixeira Leite, uma brasileira nascida no Rio de Janeiro, na metade do século XIX, mais precisamente na cidade de Vassouras. 

Mulher bela, inteligente, solteira, que herdou fortuna do pai, um barão do café, e que multiplicou-a, ao diversificá-la substituindo as fazendas produtoras de café por investimentos em ações de diversas empresas do mundo, isso mesmo antes do grande "crash" do café.

Eufrásia inclusive compartilhava da amizade da Princesa Isabel, herdeira do trono imperial brasileiro. Parte do seu tempo vivia-o em Paris, onde conheceu o diplomata brasileiro Joaquim Nabuco. Cartas revelam que eles viveram um estreito relacionamento afetivo. Ele, abolicionista, e ela proprietária das grandes fazendas de café, durante a época da escravidão no Brasil. Ironias do amor e do destino ...

Ele se casou, se afastaram. Ela morreu solteira, e detentora do título de mulher mais rica do mundo em sua época. Doou sua fortuna para obras assistenciais e artísticas, principalmente em Vassouras, onde ainda é possível perceber a sua influência, mas poucos brasileiros estão familiarizados com sua estória.


     

Comments

Popular posts from this blog

"I Hear A Symphony", by Cody Fry

Existe algo mais brega do que um rico roubando ? Algo mais chique do que um pobre honesto ?

BETTE DAVIS and her 'Employment Wanted' Ad