A Fotografia, entre o inusitado e o espetacular




As fotografias que retratam o inusitado são admiráveis, como esta foto. Simples e naturalmente cativante.

Talvez a Fotografia seja a arte mais democrática, acessível e agregadora de pessoas atualmente. Qualquer pessoa, e de qualquer idade, pode enveredar pela Fotografia sem precisar de uma câmera 'top'. Mesmo um simples smartphone pode ser ferramenta suficiente para retratar lindamente imagens, cenários e situações diversos.  

Em uma fotografia cheia de arte pode reinar o inusitado ou o espetacular. Na fotografia espetacular, a direção de arte, a edição e os artifícios facilitados pela produção de design, cenário, grafismo, iluminação ou roupagem contribuem muito como matéria-prima. Perfeição, bonita de se ver, mas raramente me emociona.  

No inusitado, a "alma" desse tipo de fotografia é o próprio evento e a dinâmica natural de seus personagens, aquilo que não se prevê, não se planeja, não se consegue registrar uma vez mais, porque é instantâneo, atemporal, aleatório e natural. O recurso material do fotógrafo nesse caso pode ser limitado, mas o inusitado é precioso e efêmero. Esse trabalho de fotografia depende menos de maturidade fotográfica, mas muito da sensibilidade e percepção ágil de quem fotografa, ao se deparar ou surpreender-se com o conteúdo.  

Comments

Popular posts from this blog

Chi Il Bell Sogno Di Doretta

Existe algo mais brega do que um rico roubando ? Algo mais chique do que um pobre honesto ?

Eu sei, mas não devia