Antônio Brasileiro, Tom Jobim





Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Poeta e músico, Tom Jobim tinha Brasileiro até no nome.

Quando bate saudade do Rio de Janeiro, ouço Tom Jobim, mas dá mais saudade. 

Muitas de suas canções foram compostas em parceria com outro grande, o poeta Vinícius de Moraes. Juntos escreveram e cantaram "os anos dourados" de um Rio que eu não conheci, mas o que minha avó e minha mãe me contavam, eu guardei. O Rio que elas viveram, do tempo da bossa-nova de Tom e de Vinícius, me parecia mais divertido e mais deslumbrante, sem perder aquela natural boemia e esportividade cariocas.

Quando estou no Rio, os bairros vizinhos Jardim Botânico e Lagoa são os que mais me conectam com a música de Tom Jobim. Acho que ele gostava desses lugares tanto quanto eu. 

A obra de Tom Jobim é primorosa. Garota de Ipanema parece ser a mais conhecida de muitos, mas minhas favoritas são outras tantas ... Pela Luz dos Olhos Teus, Águas de Março, Ela é Carioca, Chega de Saudade, Luiza, A Felicidade, Se Todos Fossem Iguais a Você, Corcovado, Eu Sei que Vou Te Amar, Insensatez, How Insensitive, Samba do Avião, Anos Dourados ...  

Tudo de Tom é bonito e suave.


Comments

Popular posts from this blog

Chi Il Bell Sogno Di Doretta

Existe algo mais brega do que um rico roubando ? Algo mais chique do que um pobre honesto ?

Eu sei, mas não devia