A escalada e os sinos, no Vaticano




Na Itália, meu trabalho estava baseado em Milão, mais especificamente em Sesto San Giovanni, região metropolitana de Milão. Na tarde de verão de uma sexta-feira, peguei o trem pra Roma. Muitas coisas para fazer em Roma. Só tinha o final de semana. 

O Vaticano foi onde estive no Sábado de manhã bem cedo. Foram duas tentativas para visitar a Capela Sistina. A grande extensão da fila de ingresso e o sol brilhante daquela manhã desanimavam. Tentei novamente no Domingo. 

Sobre a Basílica de São Pedro, eu só a tinha visto na Missa do Galo, na televisão. É bem mais grandiosa do que se imagina. Não há nada ali que a adorne que não seja mármore e Arte, inclusive "A Pietà", de Michelangelo. 

Queria ter uma lembrança marcante deste lugar, então optei pelo trajeto mais radical para subir à abóboda da Basílica. Subi lá através dos mais de 500 degraus, que passam pela cúpula interna e nos levam ao destino final, o topo. Parece uma espiral de degraus, e quanto mais se sobe, mais estreita fica, e menor é o tamanho de cada degrau. Paradas frequentes para recuperar o fôlego com o refresco do vento que entra pelas escotilhas. Por essas pequeninas janelas, eu ia tendo a visão panorâmica de Roma e do curso do Tibre. Quase no final, o desafio parece ainda maior, porque os degraus ficam ainda mais estreitos no topo. Dois pés juntos não cabem, corrimão não tem, e se apoia na corda espessa e suspensa do teto. A maratona tem fim quando se chega ao pátio externo da cúpula, e esse momento foi coroado com a sinfonia de carrilhões de sinos tocando ao mesmo tempo. 

A sincronicidade é mágica, e me permitiu chegar ali, entre o céu e a terra, no momento em que eles começavam a badalar. Pareceu o som da Glória ou da Vitória. 

Agora eu podia ver e fotografar Roma planificada, diante de mim, em um belo dia ensolarado e de céu azul. Voltei pelo mesmo caminho, mas descer, às vezes, parece ser menos desafiante do que subir.









      

Comments

Popular posts from this blog

Chi Il Bell Sogno Di Doretta

Existe algo mais brega do que um rico roubando ? Algo mais chique do que um pobre honesto ?

Eu sei, mas não devia