'As Criadas, Les Bonnes' de Jean Genet
Peça teatral escrita pelo poeta e dramaturgo francês, que se enreda em um cenário burguês, em que as duas criadas e a madame protagonizam o jogo (quase sempre velado) de tirania e vilania, de poder e submissão, de amor e ódio, e que resulta nos planos maquiavélicos das duas para eliminar sua patroa. A estória também foi adaptada para o Cinema, sob o título "The Maids".
J. Genet nasceu em 1910 e viveu 75 anos, e sua biografia foi alimentada pela experiência com o 'underground', desde criança. O tempo em que esteve na prisão o teria inspirado com 'Les Bonnes', por exemplo.
A forma libertária e libertina de viver fazia dele o protótipo do homem Existencialista descrito por Jean-Paul Sartre.
Era uma época de brilhantes pensadores, e Genet teve sorte de compartilhar da fiel amizade de Sartre, e outros contemporâneos da filosofia e intelectualidade, como André Gide e Jean Cocteau, trio que inclusive assinou uma petição pública para livrá-lo do risco de ir para prisão perpétua, já que todas as condenações acumuladas por roubo, deserção do Exército, homossexualismo, contrabando, vadiagem ultrapassaram o limite penal.
Comments
Post a Comment