O PEQUENO PRÍNCIPE, de Antoine de Saint-Exupéry




Costumam classificar "O Pequeno Príncipe" (Le Petit Prince) como literatura infantil, mas desconfio que o propósito do autor foi endereçado principalmente aos que não são mais crianças.


Falam dessa estória como se parecesse simples, mas para mim não é. Tem filosofia e poesia neste texto. O texto pueril foi costurado sutilmente com simbologias e metáforas para falar das emoções e atitudes humanas. 


O autor é sujeito de sua própria ficção. Parece que ele faz uso do diálogo em que contrasta o "eu criança", o personagem do Príncipe, com o "eu adulto", personagem do Piloto, para dar voz à cartase de emoções já experimentadas ou escondidas por ele.


O que me faz supor essa retórica é a fala do autor, enquanto Piloto e narrador, sobre ele ter deixado que a opinião dos adultos tenha influenciado a sua escolha de ser um piloto de avião, ainda que sua aptidão era a Pintura.

 

O autor não usa retórica de crítica explícita, mas encontrou uma forma suave e altruísta de contar uma estória que tem o propósito de sensibilizar e fazer com que quem a lê reflita sobre aquilo que ele, o autor, acredita que seja menosprezado e esquecido conforme vamos deixando a infância passar e nos deixando transformar em alguém que se desvia da sua natureza, das coisas simples e valorosas da vida, e de seu propósito. 


Esta estória pode se enquadrar bem no propósito pedagógico e humanístico para educação de crianças, mas também pode ser uma mensagem àqueles que cresceram e tenham esquecido da sua 'essência' de criança. É uma estória que poderíamos ir lendo enquanto crianças e relendo ao longo das outras fases da vida, para nos policiar sobre possíveis descuidos com o saber amar, com a inocência, com os próprios sonhos, com a gentileza, com a confiança em si e no outro, e para que não flertemos tanto com a maledicência, o orgulho, o individualismo, a indiferença, e tudo mais que pode nos levar às frustrações e ao desequilíbrio na vida.


Curiosamente, as experiências do autor como Piloto da Força Aérea Francesa o inspiraram a escrever suas estórias, como "Le Petit Prince" (publicado pela primeira vez em 1943). Mas em 1944, o avião o qual pilotava desapareceu no mar da França, e somente 60 anos depois o seu trágico fim foi elucidado, quando foram encontrados objetos pessoais de Saint-Exupéry junto aos destroços da aeronave no fundo do mar.



https://www.youtube.com/watch?v=Trcz-zSAHy0




https://www.youtube.com/watch?v=9gARHWfXE40

Comments

Popular posts from this blog

"I Hear A Symphony", by Cody Fry

Existe algo mais brega do que um rico roubando ? Algo mais chique do que um pobre honesto ?

BETTE DAVIS and her 'Employment Wanted' Ad